Segunda, 09 de Dezembro de 2024
82 999 175 727
Alagoas Ação Social

Programa Alagoas Sem Fome vai arrecadar alimento no Congresso dos Municípios

Evento será realizado no dia 3 de dezembro, no Centro de Convenções, em Maceió

29/11/2024 22h26
Por: Redação Fonte: AMA
Programa Alagoas Sem Fome vai arrecadar alimento no Congresso dos Municípios

O maior programa para combater a insegurança alimentar no estado, o Alagoas sem Fome, coordenado pela secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Paula Dantas, estará presente no Congresso dos Municípios, para arrecadar alimentos não perecíveis dos participantes, cujas inscrições são gratuitas.

O programa Alagoas sem Fome, criado pelo Governo do Estado no dia 27 de dezembro de 2023, e tem se destacado como uma iniciativa exemplar na luta contra a fome e a insegurança alimentar.

Desde seu lançamento, o programa tem beneficiado inúmeras instituições e milhares de famílias por meio da doação de alimentos, além de ações transversais de várias secretarias do Governo.

Com pontos de arrecadação por toda a cidade, a exemplo de shoppings, supermercados, eventos de parceiros do programa, além das próprias secretarias do Governo, o programa  já arrecadou toneladas de alimentos distribuídos mensalmente a instituições alagoanas cadastradas na Nota Fiscal Cidadã.

“Esperamos que os congressistas se sensibilizem e atendam nosso apelo e levar qualquer alimento não perecível, disse Zélia Cavalcanti, gerente de Comunicação da AMA. Tudo que for arrecadado será distribuído pelo programa as diversas entidades assistenciais do interior do Estado, completou. 

Congresso de Municípios terá 80 palestras técnicas 

Com abertura confirmada para às 9 horas do dia 3 de dezembro, o Congresso dos Municípios Alagoanos “ Inovação, Transparência e Sustentabilidade – Caminhos para uma Gestão de Excelência”, terá 80 palestras e cursos distribuídos em 16 eixos técnicos. Serão três dias de conhecimento para 2.500 pessoas. O presidente eleito do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego, fará a conferência magna com o tema “Avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos.

Os eixos tradicionais como educação, saúde e assistência social vão abordar, nos três dias de evento, os avanços e desafios dos atuais sistemas. Já no primeiro dia a tarde, Unicef e Ministério Público Estadual tratam da educação e o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, bem como a construção de protocolos para execução de ações planejadas.

Para discutir os avanços, desafios e a PEC do Suas, o congresso trará a presidente do Coegemas, Penélope Andrade. Uma oficina sobre emendas constitucionais e debate sobre saúde ocular no Sus, conclui o eixo saúde no dia 3. Nos demais dias assuntos de grande relevância também serão tratados pelos especialistas.

Também estão programados um grande encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025/2028, com a participação do TCU, MPE, OAB, CGU para orientação sobre como ter uma administração de excelência. A assessora especial da SRI da presidência da República, Elisa Cristina Pellegrini vai apresentar como o governo federal voltou a fortalecer os municípios através de parcerias estratégicas.

A sala Ipioca irá reunir 500 técnicos para palestras sobre a vida real nas licitações, aplicação da inteligência artificial e contratos administrativos, no primeiro dia deste eixo que terá continuidade nos dias seguintes.

Temas como controle interno e captação de recursos trarão para o Congresso resoluções normativas, papel estratégico nas fiscalizações e emendas parlamentares, bem como a equipe técnica do ministério da Gestão e Inovação.

Além dos eixos pilares da gestão pública, o Congresso terá palestras e oficinas nas áreas de cultura, contabilidade aplicada, previdência, agricultura,  comunicação, turismo, arrecadação e gestão de tributos, cidades inteligentes, meio ambiente e sustentabilidade.

As secretárias estaduais, Bárbara Braga, Paula Dantas e o secretário Hugo Leahy também serão palestrantes nas áreas de atuação. Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, a coordenadora de produção associada do departamento de ordenamento, inteligência e desenvolvimento do Mtur, Ana Oliveira Modesto virá de Brasília para apresentar a nova Lei Geral do Turismo.

Segundo o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o congresso é a maior escola gratuita para gestores e servidores municipais dentro da perspectiva do conhecimento para caminhos que promovam gestões cada vez mais excelentes. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias