Segunda, 09 de Dezembro de 2024
82 999 175 727
Maceió Descaso

Prefeito JHC se recusa a inscrever Maceió no programa de construção de creches do governo

Gestor se recusa a participar do programa, prejudicando centenas de famílias que mais precisam

27/11/2024 20h00
Por: Paulo Marcello
JHC deixa Maceió de fora do maior programa de construção de creches de Alagoas - Foto: Derek Gustavo/G1
JHC deixa Maceió de fora do maior programa de construção de creches de Alagoas - Foto: Derek Gustavo/G1

O Governo de Alagoas está lançando o mais ambicioso projeto de construção de creches já realizado na história do estado. Estarão disponíveis 200 unidades, assegurando que cada um dos 102 municípios tenha, pelo menos, uma creche. Mas, por motivos meramente políticos, Maceió não será contemplada por ‘birra’ do prefeito JHC. 

Esta ação tem como objetivo atingir o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a inscrição de, no mínimo, 50% das crianças em creches. O programa, que foi lançado em março de 2022, é um progresso notável na expansão do acesso à educação infantil e no suporte às famílias de Alagoas. 

O Tesouro Estadual irá investir R$ 900 milhões no programa Creche Cria, com a construção de 200 unidades. A média de investimento por unidade erguida é de R$ 4,5 milhões. O montante alocado para cada creche abrange infraestrutura, mobiliário, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, equipamentos pedagógicos e de lazer, além da decoração interna e externa.

Maceió é uma exceção: o prefeito João Henrique Caldas (PL) se negou a participar do programa por conta de diferenças político-eleitorais com o governador Paulo Dantas (MDB). Como resposta, o governo estadual construiu e administra uma creche que já está operando, enquanto outras duas estão em processo de conclusão, mesmo sem o aval da prefeitura da capital.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias