O ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), interrompeu a análise de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Fernando Collor com o objetivo de diminuir a pena que ele deve cumprir por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.
O processo estava sendo analisado no plenário virtual do Supremo. Agora, o pedido de Mendonça deve ser transferido para o plenário físico e a sessão deve ser retomada, desde o início. Ainda não foi definida uma data para que o recurso seja novamente analisado.
Os ministros precisarão reiterar seus votos. Podem conservar ou alterar suas percepções. O processo contra o ex-senador tramita no Supremo Tribunal Federal desde 2018. Antes de ser sentenciado por corrupção e lavagem de dinheiro no STF, a defesa declarou inocência e solicitou a absolvição.
Segundo a denúncia, Collor integrou uma organização criminosa instalada na BR Distribuidora de 2010 a 2014. Foi acusado de receber cerca de R$ 20 milhões em propina por negócios envolvendo a empresa, à época subsidiária da Petrobras na venda de combustíveis.
Os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos teriam o ajudado a fraudar contratos da estatal com a UTC
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado