O secretário municipal de desenvolvimento rural, Genivaldo Oliveira, celebra o aumento da produção de camarão em Arapiraca, resultado do incentivo do prefeito Luciano Barbosa e do empenho dos técnicos da secretaria. Os dados mostram que a cidade está entre os maiores produtores da Região Nordeste.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) confirmam que em 2023 foram produzidas 330 toneladas de camarão em uma área de 8,7 hectares de viveiros. A produção rendeu R$ 6,7 milhões para os carciniculltores.
Genivaldo parabenizou o prefeito pela iniciativa de apoiar os criadores, contando com a colaboração do Sebrae/AL, Banco do Nordeste (BNB), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e empresas locais. Ele expressou a expectativa de que Arapiraca se torne o principal produtor de camarões no futuro.
Segundo o secretário, essa ação busca fortalecer as atividades econômicas e promover o desenvolvimento local.
"A iniciativa representa o começo de um novo capítulo na história de Arapiraca, onde a produção de camarão se mostra como uma perspectiva promissora para a economia da região. O prefeito Luciano tem se esforçado ao máximo para oferecer suporte técnico aos carcinicultores, por isso celebramos um crescimento de 47% em relação ao ano anterior", enfatizou.
A partir de 2021, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), tem promovido e apoiado a carcinicultura. Isso é feito por meio da oferta de serviços de assistência técnica, que incluem orientações sobre boas práticas de manejo e medidas de biossegurança.
O objetivo principal é garantir a sustentabilidade dessa atividade, possibilitando que os produtores de camarão aprimorem seu desempenho produtivo.
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 36°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 36°
Parcialmente nublado