O número de cidades que solicitaram o apoio de tropas federais para as eleições municipais em Alagoas subiu para onze. Até o último sábado, 14, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) havia recebido pedidos de nove municípios: Marechal Deodoro, Estrela de Alagoas, Pindoba, Teotônio Vilela, Junqueiro, Roteiro, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. Nesta quinta-feira, 19, as cidades de Maribondo e Olivença também entraram na lista.
O Pleno do TRE deve iniciar os julgamentos dos pedidos na próxima semana. Antes de tomar uma decisão, o Tribunal consulta o governo de Alagoas sobre a capacidade das forças policiais locais em garantir a segurança nas áreas solicitantes. Somente após essa avaliação, o relator do pedido — que é sempre um desembargador eleitoral — elabora seu voto e o apresenta aos demais membros do Pleno.
Se os desembargadores concluírem que é necessário o reforço federal para garantir a segurança nas eleições, a decisão será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final sobre a autorização do envio das tropas.
Sensação
Vento
Umidade