A corrida por uma vaga entre os indicados do Oscar 2025 teve mais uma etapa em solo brasileiro. A lista dos 12 títulos que estavam inscritos e habilitados para ser o representante nacional na mais famosa premiação de cinema do mundo foi reduzida pela metade.
Os seis filmes remanescentes na disputa são: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.
O próximo passo é a definição do candidato brasileiro, que ocorre no dia 23 de setembro. Nesta data, acontece mais um encontro da comissão de seleção da Academia Brasileira de Cinema e Arte. O escolhido ganha o direito de ser avaliado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para ser indicado na categoria de Melhor Filme Internacional.
Antes, a categoria era conhecida como Melhor Filme Estrangeiro. Dessa lista de seis títulos, o favorito, segundo especialistas, é o longa Ainda Estou Aqui, que foi aclamado no Festival de Veneza, onde conquistou o prêmio de melhor roteiro. Correm por fora outros filmes que participaram de importantes eventos cinematográficos mundiais.
É o caso de Motel Destino e Cidade Campo, que estavam no Festival de Cannes em maio. Levante também fez parte do festival francês, mas na edição do ano passado, o que tira a força de sua candidatura.
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março.
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 35°
Tempo nubladoMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas