O governo federal vai gastar R$ 16 bilhões a mais com servidores públicos no ano que vem. O cálculo é do Ministério da Gestão e Inovação, que divulgou um balanço das negociações com os funcionários grevistas ou que ameaçaram cruzar os braços neste ano.
De acordo com o MGI, o Executivo fechou acordo com 45 categorias, entre elas servidores do INSS, professores de universidades federais, servidores do Ibama e agências reguladoras. Mais de 98% das categorias aceitaram a oferta do governo para encerrar a campanha salarial.
O governo começou 2024 sob pressão do funcionalismo público. Setores conseguiram acordos mais vantajosos, outros tiveram de abrir mão de demandas sensíveis, como plano de reestruturação de carreiras. Alguns servidores voltaram ao trabalho por ordem judicial.
Na reta final, o MGI impôs uma data limite para finalizar as negociações, sob ameaça de os grevistas ficarem sem nada para 2025.
Segundo o governo, desde 2023 os servidores passaram a ter reajustes no vale-alimentação, auxílio-saúde e auxílio-creche.
Sensação
Vento
Umidade