Governo Alagoas
Partos de volta

Secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque, garante retomada de partos em Hospital de Arapiraca

Após intermediação da prefeitura, os procedimentos voltam a ser realizados nesta sexta-feira (12)

11/07/2024 11h32
Por: Paulo Marcello
Secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque - Foto: 7Segundos
Secretária de Saúde, Rafaella Albuquerque - Foto: 7Segundos

A prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou que os partos, sem fator de risco, voltam a ser realizados a partir desta sexta-feira (12) no Centro Hospitalar Manoel André (Chama). A informação foi confirmada pela titular da pasta, Rafaella Souza Albuquerque.

A unidade havia fechado a maternidade, em 15 de junho, obrigando as mulheres, em trabalho de parto, a serem transferidas para outros municípios. A direção do Chama também confirmou a retomada do procedimento, normal ou cesariana (quando necessário) a partir desta sexta-feira.

De acordo com a Secretária de Saúde, foi preciso fazer, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), um remapeamento dos serviços de parto de risco habitual - termo técnico para partos sem fator de risco - para atender as parturientes de Arapiraca, que passaram a ser remanejadas para hospitais em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema ou Penedo.

"Ao mesmo tempo desde o primeiro dia, estávamos em discussão permanente, tentando chegar a uma solução, que contou com o esforço da nossa equipe e do governo do estado", declarou.

Rafaella esclareceu ainda que o Hospital Chama é uma instituição privada, que não pode receber recursos de emendas federais, mas que desde o início da crise financeira da instituição que a prefeitura vem intervindo e mediando discussões em busca de soluções, o mais breve possível.

"Apesar de a prefeitura de Arapiraca estar em dia com os repasses financeiros para o Hospital, ficou acertado que também vamos cobrir uma parte do déficit que o Chama está enfrentando", finalizou. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias