Governo Alagoas
Teor alcoólico

Pesquisa encontra álcool em pão de forma

Pãozinho de forma têm álcool detectável no bafômetro

11/07/2024 06h27
Por: Redação
Fonte: Rádio 2

É só um pãozinho, mas pode fazer você reprovar no teste do bafômetro.

Não está entendendo nada, né? É que um estudo divulgado pela Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, revelou que pães de forma têm alto teor alcoólico.

A entidade analisou dez das principais marcas vendidas nos supermercados e constatou que seis poderiam ser classificadas como bebidas alcoólicas

O álcool presente nos pães de forma é resultado do processo de fermentação e do uso de conservantes e, segundo a entidade, o fato de ter teor de etanol cima de 0,5%, que é o grau limite para que uma bebida seja considerada alcoólica, torna algumas marcas prejudiciais, ainda na visão da Proteste, para seres humanos, em especial grávidas e bebês.

Entre as 10 marcas pesquisadas, o pão de forma que apresentou o maior teor alcoólico foi o da Visconti, 3,37%. Apenas para comparação, o teor alcoólico da cerveja gira em torno de 5%. Na sequência, como pão de forma com o segundo maior teor alcoólico aparece o da Bauducco, com 1,89%.

Também foi constatado teor superior a 0,5% nos produtos das marcas Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve e Panco.

As quatro entre as 10 pesquisadas cujo teor alcoolico foi de 0,5% ou menos foram Seven Boys, Wickbold, PlusVita e Pulman.

Em testes com bafômetro, a Proteste constatou que motoristas correriam risco de ser reprovados após comer duas fatias do pão de forma dos lotes testados da Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zeros.

Em notas enviadas ao jornal Folha de São Paulo, as marcas com pães que ultrapassaram o teor alcoólico de 0,5% disseram que respeitam a legislação brasileira e submetem seus produtos a processos criteriosos de qualidade. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias