Governo Alagoas
Tecnologia

Sinais das parabólicas tradicionais serão desligados em dezembro

Algumas emissoras de TV irão interromper o serviço a partir de agosto

10/07/2024 19h42
Por: Redação
Fonte: Rádio 2

A expansão da tecnologia 5G no Brasil afetou o funcionamento de milhares de antenas parabólicas pelo país.

Esses equipamentos operam em uma frequência semelhante à que a internet de quinta geração usa e, por isso, os sinais da TV aberta recebidos pelas parabólicas acabam sofrendo interferência.

Para resolver o problema, não tem outro jeito a não ser trocar a parabólica tradicional pela parabólica digital. E, para as famílias de baixa renda, a substituição dos equipamentos é feita de forma gratuita.

Para ter direito à parabólica digital, a família precisa estar inscrita no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e já ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Quem ainda não fez a substituição, seja de graça ou não, precisa agilizar a troca para não perder o acesso ao sinal da TV aberta. Algumas emissoras desligarão o sinal que chega à parabólica tradicional já em agosto e, até dezembro, todos os sinais das parabólicas antigas serão desligados.

A interrupção do sinal é obrigatória e foi definida quando a Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, criou as regras para o 5G entrar em operação no Brasil. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias