Governo Alagoas
Dados adicionais

Usuário do SUS agora pode incluir raça, nome social e orientação sexual no sistema

Usuário do SUS vai poder inserir dados sobre orientação sexual e identidade de gênero

10/07/2024 14h18
Por: Redação
Fonte: Rádio 2

A partir de agora é possível incluir dados sobre raça e nome social no aplicativo do Sistema Único de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde o usuário também vai poder inserir no sistema dados sobre orientação sexual e identidade de gênero na ficha de cadastro das unidades básicas de saúde.

Segundo a pasta, todos os dados adicionais editados e autodeclarado vão ser integrados ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS e estarão disponíveis em todas as UBSs do país.

O Ministério informou que a proposta é garantir a integridade das informações prestadas via Sistema Único de Saúde e melhorar o mapeamento de condições de saúde de diversos grupos da sociedade e, ainda, criar políticas públicas específicas.

Para fazer a atualização desses dados o usuário, ao acessar o aplicativo, terá que responder, obrigatoriamente, a autodeclaração do campo raça/cor.

Para atualizar nome social e endereço é só abrir a aba Perfil. Com a atualização do sistema do SUS é possível escolher entre sete orientações sexuais: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro. Também são sete as identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias