Governo Alagoas
I.A.

Novo sistema pode detectar se notícia é fake com mais de 90% de precisão

Inteligência artificial se torna aliada na detecção de fake news

09/07/2024 13h11
Por: Redação
Fonte: Rádio 2

Inteligência artificial se torna aliada na detecção de fake news. O novo método para identificar notícias falsas nas redes sociais foi desenvolvido na Universidade Federal Fluminense.

A técnica é resultado de uma dissertação de mestrado do engenheiro de telecomunicações Nicollas Rodrigues.

Junto com o orientador dele, o estudante desenvolveu uma ferramente de inteligência artificial que diferencia fatos de fake news com a análise de palavras e estruturas textuais. A precisão é de 94%. Significa que a cada cem notícias analisadas em 94 delas o sistema acerta se é fato ou inverdade.

A ferramenta avaliou mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X, que é o antigo Twitter. No total, o engenheiro testou três metodologias, duas delas foram mais eficazes mas podem ser utilizadas em conjunto.

A primeira abasteceu um algoritmo com notícias verdadeiras e foi treinada para reconhecer essas informações. As que não se encaixavam no perfil aprendido, eram consideradas fake news.

O autor do sistema sugere que ele pode ser transformado em um plugin compatível com algumas redes sociais e poder indicar não exatamente que a notícia é falsa mas que existe o risco de ser fraudada, de acordo com alguns parâmetros, como erros de português, por exemplo. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias