Governo Alagoas
Segurança

Comando da Aviação de Alagoas lança campanha para combater uso de laser contra aeronaves

Luzes podem ocasionar ofuscamento da visão do piloto e provocar acidentes

19/06/2024 16h20
Por: Redação
Fonte: Agência Alagoas
foto: Igor Lessa/Ascom PMAL
foto: Igor Lessa/Ascom PMAL

Apontar lasers para aeronaves é uma prática criminosa que pode causar acidentes graves. Esse é o alerta feito pela pelo Comando de Aviação do Estado (Comave), pertencente à Secretaria de Estado da Segurança Pública, que busca combater essa brincadeira perigosa, que está representando um risco à vida dos integrantes da corporação.

Lesão ocular, distração e ofuscamento da visão do piloto e copiloto são alguns dos perigos provocados pelo direcionamento dessas luzes, principalmente durante voos noturnos, quando a condução da aeronave requer atenção redobrada.

Segundo o Major Felipe Dórea, coordenador de ensino do Comave, o direcionamento das ponteiras de raio lazer também representam um risco potencial para o desempenho das operações aéreas.

“Quando estamos voando, principalmente durante operações policiais, precisamos manter a concentração total, o que se torna mais difícil com essas luzes, que dispersam nossa atenção. Esses lasers tem nos preocupado, pois representam um risco para a nossa segurança. Existem relatos, não só em Alagoas, mas em todo o país, de ocorrências com essas luzes que quase levaram a acidentes graves”, alerta.

Devido aos danos potenciais, o  artigo 261 do Código Penal Brasileiro  prevê pena de dois a cinco anos de prisão para quem praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea. Em caso de acidente aéreo, a pena sobe para 12 anos de reclusão.

O cidadão que flagrar o uso irregular do laser pode denunciar através do 190 da Polícia Militar, ou no Disque-Denúncia, através do número 181, do site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br ou no aplicativo Disque-Denúncia AL, disponível para download nas lojas Google Play Store, para sistema Android, e Apple App Store, para iOS. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias