Governo Alagoas
Homenagem

Governo de Alagoas concede menção honrosa a atleta de Arapiraca

Maria do Carmo se tornou a primeira mulher em Alagoas a conquistar os títulos de maratonista e ultramaratonista após os 60 anos

17/06/2024 11h08
Por: Redação
Fonte: Agência Alagoas

Dentro da programação do Junho Violeta, que visa combater a violência contra a pessoa idosa, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) prestou uma homenagem à senhora Maria do Carmo, 66 anos, conhecida como Carminha.

Residente em Arapiraca, ela recebeu uma menção honrosa por sua trajetória inspiradora, que demonstra como é possível envelhecer com graça, dignidade e vitalidade.

Aos 60 anos, Maria do Carmo deu início a uma jornada inspiradora no mundo da corrida de rua. Quebrando barreiras e desafiando limites, ela se tornou a primeira mulher em Alagoas a conquistar os títulos de maratonista e ultramaratonista após os 60 anos. 

A entrega do título foi feita durante o Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa que aconteceu na semana passada, no auditório da OAB Alagoas, no bairro de Jacarecica, em Maceió. O evento reuniu especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para debater estratégias de combate à violência contra as pessoas idosas, um problema que afeta milhares de pessoas em todo o país.

Segundo a homenageada, as competições que mais marcaram sua trajetória foram quando representou o Brasil na Colômbia e no México.

"Não que as outras corridas não fossem importantes, todas foram, mas quando você sai do seu país para representá-lo em outro e conquista lá fora, o sabor é bem diferente", destacou Maria do Carmo.

Ela também ressalta a importância de receber uma menção honrosa como essa e do que pode representar para outras pessoas.

"A idade nunca foi minha limitação. Essa homenagem não é só para mim, mas sim para todos os idosos que, assim como eu, têm coragem de se autodesafiar", destaca a maratonista.

“Exemplo de força, garra e determinação”, diz secretária

Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, a maratonista se tornou um verdadeiro exemplo de força, garra e determinação.

"A história de Carminha é um lembrete constante de que a idade não define quem somos ou o que podemos alcançar. Sua trajetória inspiradora motiva a todos a buscarem seus sonhos com persistência e paixão, demonstrando que nunca é tarde para perseguir objetivos e realizar grandes feitos", enfatiza a gestora. 

Arabella destaca também que a atleta se consolida ainda como um modelo a ser seguido, não apenas por atletas, mas por pessoas de todas as áreas da vida.

Conquistas

Sua trajetória é marcada por uma coleção de medalhas e troféus que comprovam sua garra e talento. Entre as principais conquistas estão o título de campeã do XVI Trófeu Brasil, em Florianópolis, com seis medalhas de ouro; campeã da 111ª Terça Master Loterias Caixa, em São Paulo, com uma medalha de prata; campeã do Troféu Nordeste, em Natal, com quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Maria do Carmo foi campeã ainda do Campeonato Brasileiro, em Recife, com cinco medalhas de ouro e duas de prata; campeã do Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia; campeã mundial com oito medalhas de ouro, em Guadalajara, no México; tricampeã da Copa Brasil e recordista dos 800 metros rasos; vencedora de três edições da Corrida de São Silvestre; e colecionadora de 215 medalhas e 109 troféus em corridas de rua. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias