Governo Alagoas
Teste Positivo

Secretaria de Saúde confirma morte por Dengue hemorrágica em Arapiraca

Teste positivo pode se referir ao da jovem Bianca Leão, que veio a óbito no último dia 11

14/06/2024 21h55Atualizado há 1 mês
Por: Paulo Marcello
Fonte: Alerta Epidemiológico / Secretaria de Saúde
Óbito de Bianca Leão estava sob investigação por suspeita de Dengue hemorrágica - foto: Instagram
Óbito de Bianca Leão estava sob investigação por suspeita de Dengue hemorrágica - foto: Instagram

A Superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS), confirma o óbito por Dengue grave, em Arapiraca.

O caso que estava sob investigação, com morte confirmada na última terça-feira (11), era o da empresária e acadêmica de Direito, Bianca Pinheiro Leão (25), filha do vereador Fabiano Leão, mas a Secretria de Saúde não divulgou o nome da paciente. Ela foi sepultada sob forte comoção, na quarta-feira (12), em Arapiraca. 

De acordo com o Alerta Epidemiológico foi comprovado, por meio do Teste Molecular (ZDC) realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas - LACEN/AL, resultado positivo para Dengue tipo 2. Por uma questão de ética e respeito, a Secretaria de Saúde não informa o nome do(a) paciente.

O que diz o Alerta Epidemiológico (link

O documento traz a informação sobre uma paciente de 25 anos, sem comorbidade, que deu entrada no Hospital Chama, em 8 de junho (sábado), sendo atendida e liberada com prescrição externa.

A mesma retornou a Unidade Hospitalar no dia 9, referindo piora em seu quadro clínico, apresentando febre, cefaleia, dor atrás dos olhos e no corpo, náuseas e vômitos, sendo internada em leito clínico no mesmo dia.  

De acordo com o registro, no dia 11 (terça-feira) a paciente apresentou piora do estado geral, com vômitos de repetição, hipotensão, dor abdominal intensa, petéquias, sendo internada em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e evoluindo para o óbito, neste mesmo dia.

Em Arapiraca, por meio do CIEVS e a Coordenação de Análise e Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a Semana Epidemiológica (SE) nº 23 de 2024, existem 684 casos prováveis, 611 casos confirmados, além da ocorrência deste óbito que, no dia de sua publicação, seguia em investigação.

Atualização semanal em Alagoas

O boletim epidemiológico semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) será atualizado apenas neste sábado (15), por esse motivo ainda não consta o óbito confirmado pela Secretaria de Saúde de Arapiraca, divulgado nesta sexta-feira (14). 

O Mapa Alagoas informa que existem 15 mortes por suspeita de Dengue em investigação e 5 óbitos confirmados, em decorrência da doença. Mas vale lembrar que essa informação se refere ao boletim que traz dados atualizados só até o último sábado (8). 

Portanto, todas as informações repassadas pelas Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos e pela Secretaria de Estado da Saúde, ainda estão sendo comilados e estarão disponíveis no novo boletim semanal sobre a Dengue em Alagoas, que será divulgado neste sábado (15). 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias