Câmara Institucional
Eleições 2024

TRE/AL cassa pré-candidatura de padre Eraldo, em Delmiro Gouveia

Justiça também cassou o diploma do vereador Geraldo Xavier, pela prática de “captação ilícita de sufrágio

11/06/2024 11h26
Por: Paulo Marcello
Fonte: Ascom TRE/AL
foto: Correio Notícia
foto: Correio Notícia

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) decidiu, nesta segunda-feira (10), que o pré-candidato a prefeito de Delmiro Gouveia, Eraldo Cordeiro, o Padre Eraldo, não poderá participar das eleições este ano.  A inelegibilidade do político ainda cabe recurso, mas muda todo o cenário deste pleito eleitoral. 

Eraldo fora condenado por compra de votos nas eleições de 2020. De acordo com a informação da justiça eleitoral, o processo foi julgado em primeira instância e, em seguida, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na época, a defesa do Padre Eraldo recorreu da decisão, mas a condenação foi mantida. 

Na ação, ele foi julgado por captação ilícita de sufrágio, que consiste no ato do candidato oferecer vantagens ao eleitor com o fim de obter o seu voto. 

Relembre o caso 

Durante a campanha eleitoral de Delmiro Gouveia em 2020, duas pessoas foram detidas com materiais de campanha e dinheiro, supostamente para compra de votos.

Uma delas confessou que os recursos seriam para o pagamento a eleitores, em favor do padre Eraldo e de outros candidatos.

Julgamento 

O TRE decretou a inelegibilidade do Padre Eraldo por um período de 8 anos, após julgá-lo por “captação ilícita de sufrágio”.

O documento da justiça certifica que também estão inelegíveis o vereador Geraldo Xavier, que teve o diploma cassado, e o pré-candidato a vereador Eraldo Alves de Souza, o Lau da Barragem.  

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias