Câmara Institucional
Alerta

Golpistas costumam usar datas como o Dia dos Namorados para criar páginas falsas

Quem vai comprar presente de última hora precisa tomar cuidado para não cair em golpes

11/06/2024 13h18
Por: Redação
Fonte: Rádio 2

Nesta quarta-feira, 12 de junho, é Dia dos Namorados.

E, se você ainda não comprou o presente do ‘mozão’, precisa correr, se quiser dar um agrado para ele ou para ela ainda nesta quarta-feira. Mas cuidado para não deixar que a pressa tire a sua atenção.

É importante redobrar os cuidados na hora de comprar presentes assim em véspera de datas festivas, porque elas acabam se tornando iscas para golpes. E uma das mais comuns são as falsas promoções em sites e redes sociais.

Segundo alerta da Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, fraudadores costumam usar datas como o Dia dos Namorados para criar páginas falsas que simulam lojas online e criar promoções inexistentes, enviando links por email, SMS e mensagens de WhatsApp, por exemplo.

Geralmente, o produto é ofertado com um preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral. E esse já é um primeiro sinal de que pode haver algo errado.

Desconfie também se acessar uma página ou um perfil de uma loja em uma rede social e o suposto vendedor ficar te pressionando para fechar logo uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível. Essa é outra tática comum dos golpistas.

Para evitar contratempos, certifique-se de que está em ambiente seguro e confiável antes de fechar a compra. O melhor, sempre, é digitar você mesmo o endereço da loja online na barra do navegador.

Nunca clique em links enviados por e-mails ou mensagens no seu telefone ou redes sociais.

Na hora de fazer o pagamento, se for pagar no cartão, o ideal é usar um cartão virtual nas compras online. Praticamente todos os bancos oferecem esse recurso.

Já se for usar o carão em compras presenciais, confira sempre o valor antes de aproximar ou inserir o cartão na maquininha. E faça isso você mesmo, não entregue o seu cartão para terceiros – basta um momento de desatenção para que golpistas troquem o seu cartão por um outro qquer.

Pagamento no Pix também exige cuidado. Na internet, faça sempre dentro do ambiente da loja virtual; se for por meio de QR Code, confira os dados que aparecem antes de dar o ok final para a transação – essa mesma dica, inclusive, vale para pagamentos com boletos.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias