Câmara Institucional
Neste domingo

OAB/AL vai acompanhar eleições em Porto Real do Colégio

Comissão de Direito Eleitoral estará com representantes no município neste domingo, para garantir o pleno exercício da democracia

06/06/2024 21h42
Por: Redação
Fonte: OAB/AL

A Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) estará acompanhando a eleição suplementar que vai escolher os novos vereadores do município de Porto Real do Colégio, no interior de Alagoas. O pleito acontece neste domingo (9).

Por meio da Comissão, a Ordem enviou um ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), que acatou o pedido e enviou um comunicado ao juiz local informando sobre a presença dos advogados fiscalizando o pleito.

Três representantes da Ordem estarão na cidade observando o andamento da votação e a apuração dos votos, com o objetivo de garantir a lisura de todo o processo.

De acordo com o presidente da Comissão, Francisco Dantas, o objetivo da OAB é contribuir para o processo democrático e evitar que crimes eleitorais interfiram na vontade do cidadão.

“Estaremos lá para acompanhar e fiscalizar o processo como um todo no dia da eleição, contribuindo para democracia, a transparência e a lisura do pleito. Estaremos lá para evitar que crimes eleitorais sejam cometidos e para agir, de imediato, no caso de qualquer intercorrência que necessite da atuação da Ordem. O nosso objetivo final é fazer com que a vontade do eleitor esteja, de fato, representada no voto, na urna”, pontua.

A eleição suplementar será realizada em Porto Real do Colégio neste domingo pelo fato de todos os vereadores eleitos em 2020 terem sido cassados. Mais da metade dos votos contabilizados no referido pleito foram anulados, e como deve prevalecer a vontade da maioria, a eleição foi considerada viciada.

Neste domingo, serão eleitos 11 vereadores pelos mais de 18 mil votantes do município. Um total de 21 candidatos disputam as vagas. 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias