Câmara Institucional
Cultura

Animação alagoana participa da maior premiação do Cinema Brasileiro

Diafragma concorre no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo

06/06/2024 20h52
Por: Redação
Fonte: Agência Alagoas

Depois de participar de dezenas de mostras e festivais dentro e fora do Brasil, o premiado filme alagoano Diafragma foi indicado para concorrer no primeiro turno do Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2024, na categoria Curta de Animação.

Dirigida e animada pelo vilelense Robson Cavalcante e produzida por Renah Berindelli, a obra está disponível no site Porta Curtas (portacurtas.org.br), onde pode ser apreciada gratuitamente e receber votos do público até a próxima segunda-feira (10).

Diafragma é o primeiro projeto de animação da Sambacaitá Produções. Foi realizado com recursos do Prêmio Professor Elinaldo Barros / Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e contou com recursos do Sebrae Alagoas para sua distribuição - feita pela Selva Independente. Tem como coprodutor o Aqua Studio e como produtoras associadas a La Ursa Cinematográfica e a Cana Filmes. 

A obra conta a história de um menino criativo que se adapta à gradual perda de visão provocada pelo diabetes. O filme estreou no ano passado, no Festival Olhar de Cinema (PR), e já participou de outros eventos consagrados, como os festivais Curta Kinoforum (SP) e Cine Ceará (CE), e a Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).

O curta foi premiado no 2º Festival de Cinema de Arapiraca (AL), no 27º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM (SC), no 8º VerOuvindo (PE) e no 6º Festival de Cinema de Rua de Remígio (PB). Recentemente, entrou no catálogo da SPcine Play, onde pode ser assistida gratuitamente em sua versão convencional e também com acessibilidade em Libras e Audiodescrição - feita pela Permear Arte e Acessibilidade.

O roteirista, diretor e animador do filme também se mostra feliz por participar da premiação. Robson Cavalcante destaca o seu entusiasmo devido à possibilidade de levar a mensagem da obra para um número maior de pessoas e reconhece a importância dessa participação para o segmento criativo.

“Estamos na expectativa. A animação é uma semente que está começando a brotar em terreno alagoano e que, se bem cultivada, irá se multiplicar através dos olhares de diferentes autores e autoras.”, aponta o artista.

A votação do público no site Porta Curtas é uma ação paralela à premiação e terá seu resultado divulgado em breve. Os curtas que concorrem no Prêmio Grande Otelo - anteriormente chamado de Grande Prêmio do Cinema Brasileiro - foram indicados por diferentes instituições do Cinema Brasileiro.

A escolha das cinco obras que estarão entre as produções finalistas para concorrer ao Troféu Grande Otelo é feita exclusivamente pelos sócios da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, realizadora do prêmio. A cerimônia de premiação de curtas e longas-metragens será realizada no Rio de Janeiro, em data a ser definida.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias